Sidebar

Introdução ao Joomla!

 Joomla! (pronuncia-se djumla) é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade (Content Management System -CMS). A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente customizados. Além disso, existem milhares de templates prontos que agilizam o processo de criação de sites com rapidez e menor investimento.

O Joomla! é utilizado para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos/serviços e diversos outros formatos de conteúdo. Isso é possível devido à grande diversidade de extensões - 10.071 mil - que permitem agregar novas funcionalidades com rapidez e eficiência.

 

 

O Joomla, como outros CMS, ajuda a resolver um problema muito comum, porém que foi complexo durante muito tempo, a necessidade de investir um custo alto em pessoas capacitadas para construir e gerenciar um site ou portal.

No intuito de acabar com esse problema, foram criados CMS (Content Management Systems ou Sistemas Gerenciadores de Conteúdo), como o Joomla, que visam facilitar a construção de sites de forma rápida e eficiente e gerar menos custos. Auxilia na publicação e administração de um conteúdo na web, facilitando até mesmo para quem não é perito nessa área.

O usuário não precisará prever características básicas para o site, como login de usuários, criação, edição e publicação de conteúdo, publicação de "banners" de propaganda, pois esses recursos já estão pré-programados e prontos para serem utilizados. O Joomla conta com extensões que não estão em sua instalação básica, mas que podem ser adquiridos através de download dos módulos e componentes que aumentam sua funcionalidade. Resumidamente, o Joomla é um “esqueleto” de website pré-programado e com recursos básicos, com fácil manutenção e administração via web.